Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara aprova projeto que prevê orientação de primeiros socorros as gestantes do Município

Os vereadores aprovaram na última sessão ordinária realizada na segunda-feira (17), o projeto de lei 03/2017 que torna obrigatório o oferecimento de orientação de noções de primeiros socorros as gestantes nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). O projeto tem a autoria dos vereadores Elí Stefanello e Valdir Cordeiro.

Os vereadores aprovaram na última sessão ordinária realizada na segunda-feira (17), o projeto de lei  03/2017 que torna obrigatório o oferecimento de orientação de noções de primeiros socorros as gestantes nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). O projeto tem a autoria dos vereadores Elí Stefanello e Valdir Cordeiro.

Com a aprovação, o legislativo autoriza o poder executivo a tornar obrigatório o oferecimento de orientação de primeiros socorros nas UBSs. As informações deverão constar no cartão da gestante ou na carteirinha de saúde emitida pela Unidade Básica.

“Achamos de suma importância esse projeto, pois a vida pode ser salva através de segundos e minutos, então essa é explicação desse projeto que vem de encontro a salvar vidas, esse é o nosso pensamento salvar vidas, e por isso que fizemos esse projeto de lei”, disse durante a sessão o vereador Eli Stefanello.  “E também para a gestante saber se comportar na sua própria casa se chegar um dia precisar”. Finalizou.

“É um projeto simples, mas que talvez venha a salvar várias vidas em especial as das crianças, porque as vezes a mãe na inocência e/ou sem o conhecimento não consegue salvar a vida de seu filho num simples afogamento na hora de amamentar, então é um projeto simples mas de grande valor”, explicou o vereador Cordeiro.

As orientações deverão ser ministradas por enfermeiro ou funcionário competente da UBS. Visitas realizadas por profissionais da saúde, através do programa Saúde da Família, também terão que orientar sobre noções de primeiros socorros. O projeto de lei segue agora para sanção do prefeito Dr. Giovani.